Oftalmologia Geral

A oftalmologia (grego: ophthalmós (olho) + logos (estudo): estudo do olho) é uma especialidade da medicina que estuda e trata as doenças relacionadas ao olho. Envolve a refração (exame do grau) e o exame dos olhos e seus anexos. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão. A oftalmologia tem várias subespecialidades: estrabismo, glaucoma, cirurgia refrativa, córnea, uveíte, retina, neuro-oftalmologia, visão subnormal, oftalmo-pediatria,  plástica ocular, doenças orbitárias, doenças das vias lacrimais, entre outras.

Cirurgia de Catarata

A catarata é a opacificação de uma das lentes naturais do olho, chamada cristalino. Provoca embaçamento visual progressivo e o único tratamento eficaz é a cirurgia. Atualmente a cirurgia de catarata faz parte de outra especialidade, chamada Óptica Cirúrgica. Nesta cirurgia é possível programar também a correção das ametropias (miopia, astigmatismo, hipermetropia e até a presbiopia), por meio de implante de lentes intraoculares especiais.

Cirurgia Refrativa
Glaucoma

O glaucoma é uma doença ocular caracterizada por alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e, consequentemente, perda de campo visual. Essa lesão pode ser causada por um aumento da pressão ocular ou uma alteração do fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico.

É a principal causa de cegueira irreversível no mundo, e isso ocorre por ser um quadro que não apresenta sintomas em grande parte dos casos. A doença pode estar presente e a pessoa não percebe causando uma piora do quadro e progressivamente uma lesão irreversível do nervo que, por sua vez, afeta o campo de visão.

Segundo alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados 2,4 milhões de novos casos de glaucoma anualmente, o que totaliza 60 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, a doença atinge 2% dos brasileiros acima dos 40 anos, resultando em cerca de um milhão de pessoas.

Plástica Ocular

As pálbebras têm a função de proteger e lubrificar os olhos, e estão sujeitas a diversas alterações inflamatórias, anatômicas e decorrentes do envelhecimento. Tais alterações podem interferir na qualidade da visão, no conforto ocular e na estética da face. A Plástica Ocular é a subespecialidade da Oftalmologia responsável por restaurar a adequada função das pálpebras e/ou melhorar seu aspecto estético. É também responsável pela avaliação e tratamento das diversas patologias do Aparelho Lacrimal e da Órbita.

A Cirurgia Refrativa é uma subespecialidade da Oftalmologia que se propõe a reduzir o erro refrativo (grau)  para gerar independência ou menor dependência do uso de óculos ou lentes de contato. O termo "cirurgia refrativa" refere-se a vários procedimentos, incluindo LASIK, PRK, Intacs, SMILE e outras técnicas emergentes. Você pode ter ouvido o termo "correção da visão a laser", que é frequentemente usado em publicidade já que a utilização do laser está presente na grande maioria dos procedimentos.

Galeria de Imagens

Rua Jardim Botânico 700 sala 507 - Jardim Botânico - Rio de Janeiro - RJ